-
Arquitetos: NITAPROW
- Área: 266 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Ketsiree Wongwan
-
Fabricantes: 3M, Adobe, Aluinch, AutoDesk, BIW, Champaca, Feltech, HABA, Melos, NewMat, Nowa, QuBits, Royal Grass, Unicom.
Descrição enviada pela equipe de projeto. A natureza é de longe o melhor campo de aprendizado, por isso, era importante incorporar conscientemente alguns de seus aspectos intrigantes no design thinking deste projeto. Conceber vários "terrenos arquitetônicos" e estruturas topográficas como ferramentas para incentivar bebês e crianças a se movimentarem de inúmeras maneiras, como um dos métodos mais fundamentais para ajudá-los a explorar completamente suas habilidades físicas e cognitivas. A diversidade geológica da natureza nos deu uma vantagem em combinar as quatro zonas programáticas.
Hall de entrada - o nevoeiro e o túnel da árvore.
A película em degradê, o piso coberto de madeira, as paredes, armários e arcos se unem para sugerir uma entrada sólida, aconchegante e encantadora. Os pisos de madeira mudam para pisos de baixo impacto.
Sala de transição - a colina e a toca.
Uma plataforma de madeira elevada criou um espaço para escalar e deslizar, formando um esconderijo abaixo dela. O terreno elevado está fisicamente conectado à área de recreação e visualmente conectado à área externa coberta.
Área coberta ao ar livre - a duna e o oásis.
Especialmente localizado ao longo da fachada mais protegida do sol, voltada para leste, é possível mergulhar em um poço de areia, e pular no trampolim enquanto se observa as criaturas de quatro patas vagando pelo pátio abaixo.
Principal área de lazer - a ilha e os lagos.
Os blocos de espuma personalizados são unidos para formar a piscina. A ênfase foi dada à criação de percursos de circulação contínua ao redor do playground e da ilha, preenchendo o desejo incontrolável de repetição dos pequenos.
Várias claraboias foram posicionadas uniformemente em toda a área principal de jogos . Como a maioria das paredes externas enfrenta a forte luz solar do sul e oeste, uma grande fachada de vidro, juntamente com um sistema de telas de feltro, foi escolhida para manter a conexão visual entre o interior e o exterior enquanto reduz o ganho de calor solar e melhora o desempenho acústico do playground. A partir de uma unidade quadrada no topo, que se transforma gradualmente em um círculo através de 21 variações, a abertura aumenta à medida que a tela alcança o solo.
Estas salas contém cortinas em feltro exibindo luzes e sombras, semelhantes àquelas encontradas na natureza, a medida que transcorre o dia. As imagens da paisagem natural e das criaturas selvagens foram impressas de forma discreta em cada unidade como parte de uma imagem maior. A escala e a sutileza de toda a tela desafiam os espectadores a darem um passo atrás, pois a imagem só se torna nítida com a distância e perspectiva certas. A integração do ambiente natural com este ambiente protegido cria uma combinação bastante incomum de serenidade e emoção, uma condição ideal para estabelecer a curiosidade e a atenção no momento de desenvolvimento cognitivo e social.